24 agosto, 2014

Frost Flowers & Leaves Shawl

by Meg Swansen
Fonte: Swansen, Meg – A Gathering of Lace, pags. 59, 60, 61
Traduzido por: Miriam Fabiano
http://penelopelabrune.blogspot.com/

Nível: Intermediário
Tamanho final: Quadrado de aprox. 182 cm
Material: Fio fino (na receita original foram usados 16 novelos do fio Jamieson & Smith Laceweight Shetland); agulhas 4mm de duas pontas; agulhas circulares 4mm de 60 cm e de 105 cm de comprimento; marcadores de ponto; fio provisório; protetores de ponta; alfinetes para fazer a blocagem do xale.
Amostra: 25 p x 28 carr. = 10 cm usando ag. 4mm e trabalhando os 34p da repetição do gráfico 2
NOTAS
1    * O xale é trabalhado a partir do centro para as bordas em quatro segmentos iguais, em carreiras circulares. Comece com as agulhas de duas pontas e mude para as agulhas circulares quando sentir necessidade. Depois do xale pronto, a borda lateral será unida ao xale enquanto vai sendo trabalhada.
2     * Antes da carr. 39, o gráfico indica apenas as voltas ímpares. Trabalhe todos os pontos das voltas 2 a 38. Depois da volta 39, trabalhe seguindo o gráfico em todas as voltas.
3       * É útil marcar o início das seções.
4       *  Desloque o marcador no início das voltas conforme indicado no gráfico.
5       *   Use as técnicas de início circular, montagem invisível e grafting.


XALE
Usando as agulhas de duas pontas e usando a técnica de início circular, monte 8p e distribua uniformemente no jogo de agulhas. Coloque um marcador para indicar o início do trabalho e tricote 2 voltas em meia.

Inicie o gráfico 1
Volta 3) Trabalhe seguindo o gráfico, repetindo a volta 4 vezes. Continue seguindo o gráfico até a volta 66, lembrando de trabalhar todos os pontos das voltas pares em meia somente até a volta 38.

Inicie o gráfico 2
Volta 67) *Trabalhe o início da volta, trabalhe os 34p da repetição uma vez, trabalhe o fim da volta* (4 vezes).
Repita as voltas 67- 82 mais 6 vezes, a cada vez trabalhando uma repetição de 34p adicional = 178 voltas trabalhadas.

Inicie o gráfico 3
Volta 179) *Trabalhe o início da volta, trabalhe os 32p da repetição 7x, trabalhe o fim da volta* (4 vezes).
Cuidado quando trabalhar a volta 179 porque existem diversos mates simples sucessivos e inesperados (cor em destaque).
Continue seguindo o gráfico até a volta 194.
(N.T: Não arremate os pontos; deixe-os na agulha)

BORDAS LATERAIS
Coloque o protetor de pontas na ponta da agulha de duas pontas, a direita, e monte 12p usando a técnica de montagem invisível. (N.T: aqui, usa-se o fio provisório)

Inicie o gráfico das laterais.
Começando em um dos cantos do xale, com o direito do trabalho voltado para você e usando o fio com que se está trabalhando o xale, tricote a carr. 1 do gráfico, trabalhando o último ponto da borda lateral em meia junto com o próximo ponto da lateral do xale, na ag. esquerda. Volte e tricote a carr. 2. O fim de cada carr. ímpar do gráfico vai se juntar a 1 ou 2 pontos do xale, e você vai trabalhar em carr. de ida e volta, das agulhas de duas pontas para a agulha circular (N.T: na qual se encontra o xale), em sentido anti-horário ao redor do xale. Continue a trabalhar até a carr. 6, então trabalhe as 16 carr. da repetição do gráfico ao redor do xale, de modo que a carr. 15 do gráfico esteja centralizado em cada uma das pontas do xale, e terminando o quarto lado das laterais com a carr. 23-28 do gráfico. Deslize os pontos da montagem inicial das laterais para uma outra agulha de duas pontas e remova o fio provisório. Junte a carr. inicial e a carr. final das bordas laterais usando a técnica de grafting.

FINALIZAÇÃO
Bloqueie o quadrado nas medidas corretas.

GRÁFICOS
(IMPORTANTE: Leia as correções atualizadas do gráfico, oferecidas por Knitter's Magazine, no final da receita. Foram feitas em 2007 e ainda não tive notícia de nenhuma outra correção até o momento)




SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS
Usei números para facilitar a identificação.
1 = meia no direito, tricô no avesso
2 = tricô no direito, meia no avesso
3 = meia torcido (pega-se o ponto pela alça de trás)
4 = laçada
5 = 2 pontos juntos em meia
6 = mate simples
7 = mate duplo
8 = 1 meia, 1 tricô trabalhados no mesmo ponto
9 = deslizar 1 ponto como se fosse em tricô
10 = tricotar 1 ponto do gráfico junto com 1 ponto do xale, em meia
11 = tricotar 1 ponto do gráfico junto com 2 pontos do xale, em meia
12 = não representa pontos
13 = pontos enlaçados (contando a partir da agulha, levantar o fio entre o 4º e o 5º pontos fazendo uma laçada com ele, colocar essa laçada na agulha e trabalhá-la junto com o primeiro ponto, 1m, laçada, mate simples)
14 = mover o marcador 1 ponto à esquerda antes de iniciar a volta.

CORREÇÕES DOS GRÁFICOS
(Oferecido por XRX Books, Knitter’s Magazine, & Stitches Events – Disponível para consulta, formato .pdf em: knittinguniverse.com – Última atualização: 4 jan. 2007)

Volta 51: o 27º quadradinho da direita (sem contar o quadrado que não representa ponto), deve ser lido como mate simples (à direita depois da laçada, antes do primeiro 1m, 1t no mesmo ponto)
Volta 62: O 22º quadradinho da direita e o 19º quadradinho da esquerda (sem contar os quadrados que não representam pontos), devem ser lidos também como  quadrados que não representam pontos.
Volta 78: O 19º quadradinho da esquerda (sem contar os quadrados que não representam pontos), deve ser lido também como quadrado que não representa ponto.


IMPORTANTE:

Essa é uma tradução livre da receita do xale Frost Flowers & Leaves da autoria de Eugen Beugler, mostrada no livro acima mencionado, do qual foi extraído o gráfico, e que encontra-se à venda. A tradução foi preparada com carinho para dar a uma pessoa que não fala inglês, a possibilidade de copiar o modelo. Destina-se a fins particulares e não deve ser vendida nem publicada em nenhum meio, seja ele eletrônico ou outros. Não incentive o boicote aos autores.