17 setembro, 2014

Charlee Baby Girl Jacket/Coat

by Lotta Arnlund

O vestido fotografado sob o casaco é uma versão modificada desse modelo: http://www.ravelry.com/patterns/library/claudine-layered-top-and-dress


Fotos: Lotta Arnlund
Tradução: Miriam Fabiano

TAMANHOS: 3-6 meses (6-9 meses/ 12-18 meses/ 2-3 anos)
MATERIAL: 3 novelos (3/ 4/ 5) de fio Rowan Baby Merino 50g=135m; uma pequena porção de fio Garnstudio Drops Alpaca para as bordas em crochê; agulha circular 3,5mm de 50 cm de comprimento ou maior para fazer o magic loop nas mangas ou agulhas de duas pontas (opcional); agulhas de crochê 2,5mm e 3mm; 4 marcadores de ponto; fio provisório e agulha de tapeçaria; 3 botões
AMOSTRA: 22p = 10 cm

Leia antes de começar:
Você vai começar a tricotar pela parte de trás do decote e montar pontos no fim de cada carreira para formar as frentes. Então você trabalha os ombros, a pala e depois separa os pontos das mangas para trabalhar o corpo.
O corpo é trabalhado em duas partes, lado esquerdo e direito, com uma abertura no centro das costas do casaco. As bordas são trabalhadas em cordões de tricô. Você pode escolher trabalhar ambos os lados ao mesmo tempo usando dois novelos.
Trabalhe as mangas em carreiras circulares com as agulhas circulares ou com as agulhas de duas pontas. A gola é levantada ao longo do decote. Trabalhe as bordas das fendas, a frente direita e os punhos com pontos de crochê. Faça um laço para o centro das costas. Costure as cavas e pregue os botões.

REALIZAÇÃO

Montar 23p (27/31/33).
Carr. 1 (avesso): 6m, colocar marcador, 11m (15/19/21), colocar marcador, 6m
Carr. 2 (direito): *meia até 1p antes do marcador, 1m e então faça um aumento no mesmo ponto, mas na carreira anterior, deslizar marcador, fazer um aumento no próximo ponto, mas na carreira anterior, 1m* 2x, e trabalhar o resto da carreira em meia. Montar 1p usando o método Backward Loop 


Carr. 3: *meia até 1p antes do marcador, 1t, deslizar marcador, 1t* 2x, meia até o fim da carreira. Montar 1p usando o método Backward Loop.
Carr. 4: como a carreira 2
Carr 5: 1m, 1t, colocar marcador, 1t, *meia até 1p antes do marcador, 1t, deslizar marcador, 1t* 2x, continuar em  meia até os últimos 2p, 1t, colocar marcador, 1t. Montar 1p.

Agora você tem 2p para cada frente, 8p para cada manga e 15p (19/23/25) para as costas.

Carr. 6 (direito): *meia até 1p antes do marcador, 1m e então fazer 1 aumento no mesmo ponto, mas na carreira anterior, deslizar marcador, fazer 1 aumento no próximo ponto mas na carreira anterior, 1m* 3x. Meia até o fim da carreira. Montar 1p.
Carr. 7 (avesso): *meia até 1p antes do marcador, 1t, deslizar marcador, 1t* 3x, meia até o fim da carreira. Montar 1p.

Repetir as carreiras 6 e 7 até obter 10p para cada frente, 16p para cada manga e 23p (27/31/33) para as costas, terminando com uma carreira de avesso. Agora você tem todos os pontos do decote. É aqui que você vai levantar os pontos para fazer a gola depois. Agora precisamos de uma borda de abotoamento para as frentes em cordões de tricô, então montar 5p usando o método Backward Loop.

Carr. 1 (direito): *meia até 1p antes do marcador, 1m, então fazer 1 aumento no mesmo ponto, mas na carreira anterior, deslizar marcador, fazer 1 aumento no próximo ponto mas na carreira anterior, 1m* 3x, meia té o fim da carreira. Montar 5p para a borda de abotoamento da outra frente.
Carr. 2 (avesso): *meia até 1p antes do marcador, 1t, deslizar marcador, 1t* 3x. Meia té o fim da carreira
.
Repetir essas duas carreiras até obter 24p (26/30/34) nas frentes. Mas, ao mesmo tempo, faça as casas de botão, a primeira casa na carr. 5 (direito) dessa forma: 

Meia até os últimos 4p. Rematar 1p, 2m. Na próxima carreira fazer 2m, montar 1p com o método backward loop, trabalhar o resto da carreira como indicado na receita. 

As próximas casas de botão, faça com intervalos de 6 carreiras (6/8/10).
Quando você tiver trabalhado todas as carreiras da pala da frente, colocar os pontos das mangas à espera e continuar a trabalhar somente sobre os pontos do corpo.

CORPO

Carr. 1(direito): *meia até o marcador, colocar todos os pontos entre os próximos dois marcadores em pedaço de fio provisório. Montar 6p (6/8/10) usando o método backward loop* 2x. Meia até o fim da carreira.
Carr. 2 (avesso): em meia
Agora você vai dividir os lados direito e esquerdo . Você pode trabalhar os dois lados separadamente ou os dois ao mesmo tempo, usando dois novelos.

Lado direito

Trabalhar metade dos pontos. Vire o trabalho. Se você desejar, comece o lado esquerdo também, ou simplesmente deixe os pontos à espera.
Avesso do trabalho: 5m, tricô até os últimos 5p , 5m
Direito do trabalho: em meia 
Trabalhar essas duas carreiras até obter o tamanho desejado para o casaco, menos 9 carreiras (11/12/14).
Próximas 8 carreiras: trabalhar 4 cordões de tricô. Rematar com remate elástico (veja vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7K8CAspC23c&hd=1)

Lado esquerdo

Começar no centro das costas, com o direito do trabalho voltado para você. Se você deixou os pontos à espera no fio provisório, colocar esses pontos de volta na agulha e trabalhar todos os pontos em meia. Trabalhar da mesma forma que você trabalhou para o lado direito. Rematar quando o lado esquerdo tiver a mesma medida do lado direito.

Mangas

Colocar os pontos da manga na agulha circular ou no jogo de agulhas de duas pontas. Começando com o lado direito do trabalho voltado para você, trabalhe todos os pontos em meia. Montar 3p (3/4/5), colocar marcador para indicar o início da volta, montar 3p (3/4/5) e juntar em círculo. Trabalhar a manga em ponto meia, fazendo diminuições a cada 6 carreiras (6/8/8) da seguinte forma:

Carr. de diminuição: 1m, ssk, meia até os últimos 3p, 2p juntos em meia, 1m
Repetir essa carreira de diminuição 6 vezes (6/8/8).

Quando a  manga tiver 15,5 cm (16,5/18/20,5) ou o tamanho desejado menos 2,5 cm, trabalhar 8 carreiras em cordões de tricô (=4 cordões). Rematar todos os pontos usando o método de remate elástico.

Gola

Antes de começar, veja como fazer os aumentos à direita e à esquerda aqui:

Levantar pontos ao longo do decote dessa forma (não se preocupe se você não obtiver o mesmo número de pontos): 
Com o direito do trabalho voltado para você, colocar um marcador em cada lado do casaco, a 5p pontos contando da borda frontal em direção às mangas. Começando na frente direita, levantar 9p a partir do marcador até a manga, 8p no topo da manga, 15p (19/23/25) no decote das costas, 8p no topo da outra manga, 9p na frente esquerda, até o marcador.
Carr. 1 (direito): 5m, t até os últimos 5p, 5m
Carr. 2 (avesso): 5m, t até os últimos 5p, 5m
Carr. 3: 5m, 1 aumento à direita, meia até os últimos 5p, 1 aumento à esquerda, 5m
Repetir as carreiras 2 e 3 (3 vezes) = 9 carreiras
Carr. 10: em meia
Carr. 11: 1m, ssk, em meia até os últimos 3p, 2p juntos em meia, 1m
Repetir a carreira 11 (5 vezes).
Próxima carr: ssk, rematar usando o  método de remate elástico até os últimos 2p, 2p juntos em meia. Passar o ponto à direita sobre o ponto à esquerda. Cortar o fio.

Borda em crochê:

Com o direito do trabalho voltado para você, trabalhar na abertura das costas, tentando fazer os pontos de crochê dentro das fendas e não no topo da borda. Fazer o primeiro ponto na base do lado esquerdo e subindo, depois descendo pelo lado direito da abertura. Fazer 1 carr. de pb, número de pontos múltiplo de 4+2. Depois continuar da seguinte forma:
2 corr, pular 1 pb, *3pa no próximo pb, 1 corr, pular 1pb, 1pb no próximo pb, 1 corr*, terminar com 1pb. Cortar o fio.
Trabalhar dessa mesma forma nas bordas da frente e nos punhos.

Laço

Montar 7p. Trabalhar 2 cordões de tricô (=4 carr). Trabalhar em ponto meia até que a peça meça 5 cm. Trabalhar mais 2 cordões de tricô. Rematar.
Franzir o meio do laço e aplicar nas costas, no alto da abertura.
Costurar as cavas e aplicar os botões.